sexta-feira, julho 28, 2006

Arca (ArKa) - espetáculo de rua


crédito: www.fitbh.com.br


De repente não mais que de repente, a Praça da Estação foi invadida por bárbaros que lançavam labaredas pelas bocas, urravam feito bicho e seguiam em direção a um casamento que acontecia no palco à frente.
E foi assim com a musicalidade e a expressão forte dos atores, marcas marcantes do grupo, que a Companhia Osmego Dnia, da Polônia, abriu nessa quinta-feira, a 8ª edição do Festival Internacional do Teatro (Fit-BH). O espetáculo “Arka” trouxe a cidade um teatro móvel, onde o público é testemunha e participa da atuação.

Sem palavras, o público acompanhou a história de um noivado que é interrompida, uma cidade que acaba sendo interrompida, quando bárbaros colocam fogo e destrói o que um dia aquelas pessoas chamaram de lar. Forçando assim, a emigração de um povo de suas terras. Como um sinal de esperança é construído uma grande arca que navega entre um mar de pessoas a procura de um novo e quem sabe eterno lar.

A expressão corporal dos atores valeu mais do que mil palavras. A cena em que eles caminham em passos lentos de encontro à multidão, empurrando portais em chamas, ao que parecia ser uma procissão, foi de uma emoção espetacular! Assim como, a trilha marcando o ritmo do espetáculo, nos seus momentos de alegria, de tragédia, drama e esperança. O movimento do público a cada movimento da cena.

O grupo está há 30 anos na estrada dos palcos, das praças e das ruas do teatro europeu. Os doze atores também são responsáveis pela construção do espetáculo. Desembarcam no Fit para mostrar aos mineiros como um tempo de guerra vivido em uma época remota está tão mais viva e atual nos tempos de hoje.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial