terça-feira, dezembro 02, 2008

Em frente a casa do pequeno leitor Antônio, encontra-se a livraria do seu José. Nas estantes de madeira da livraria de tijolo laranja, mora livros de todos os gostos.
Antônio leu a coleção toda do Sítio do Picapau Amarelo, do Monteiro Lobato. E se vê parecido com o Visconde de Sabugosa, boneco feito de sabugo de milho, um sábio e a sabedoria dele veio ao conhecer, ler todos os livros da estante da biblioteca de Dona Benta.
- Seu José, seu José - gritava animado o menino.
- Posso fazer um Visconde de Sabugosa pra mim?

- Antônio, quem sabe o segredo de tranformar um milho em gente é Tia Anastácia.
- Eu sei, né Seu José, e sei também que li e reli todas as receitas que ela prepara nos livros, mas esse não encontrei.
- Mas para quê você quer o Visconde?

- Porque estou virando um sábio que nem ele, todos os dias depois da escola, venho aqui, sento no chão de tijolos e leio tudo que tem na estante. E tem alguns que não entendo. Já que ele aprendeu tanto na biblioteca da Dona Benta, pensei se ele poderia me ajudar aqui também.

- Ô Antônio não serve um senhor já de cabelos brancos que há 30 anos juntou todos os livros que tinha em casa e montou uma livraria. Não esqueço de nenhuma palavra escrita em cada um desses livros.
- Pega sua cartola, Seu José e coloca todos os livros em volta da gente. Mas, só não vou te chamar para as minhas aventuras de férias, porque Tia Nastácia não está aqui para preparar outro Seu José pra mim. Conta tudo que está nos livros que depois te conto tudo das minhas aventuras, pode ser?

- Vou adorar!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial